quarta-feira, 15 de maio de 2013
UMA DEFINIÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS
Queridos!
Texto pra próxima aula, terça-feira, dia 21/5.
COPIEM NO CADERNO OU IMPRIMAM E COLEM! Valerá ponto!
Beijos
Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses. Torna-se porta-voz de um grupo de pessoas que se encontra numa mesma situação, seja social, econômica, política, religiosa, entre outras. Gianfranco Pasquino em sua contribuição ao Dicionário de Política (2004) organizado por ele e por Norberto Bobbio e Nicolau Mateucci, afirma que os movimentos sociais constituem tentativas – pautadas em valores comuns àqueles que compõem o grupo – de definir formas de ação social para se alcançar determinados resultados.
Por outro lado, conforme aponta Alain Touraine, Em defesa da Sociologia (1976), para se compreender os movimentos sociais, mais do que pensar em valores e crenças comuns para a ação social coletiva, seria necessário considerar as estruturas sociais nas quais os movimentos se manifestam. Cada sociedade ou estrutura social teria como cenário um contexto histórico (ou historicidades) no qual, assim como também apontava Karl Marx, estaria posto um conflito entre classes, terreno das relações sociais, a depender dos modelos culturais, políticos e sociais. Assim, os movimentos sociais fariam explodir os conflitos já postos pela estrutura social geradora por si só da contradição entre as classes, sendo uma ferramenta fundamental para a ação com fins de intervenção e mudança daquela mesma estrutura.
Dessa forma, para além das instituições democráticas como os partidos, as eleições e o parlamento, a existência dos movimentos sociais é de fundamental importância para a sociedade civil enquanto meio de manifestação e reivindicação. Podemos citar como alguns exemplos de movimentos o da causa operária, o movimento negro (contra racismo e segregação racial), o movimento estudantil, o movimento de trabalhadores do campo, movimento feminista, movimentos ambientalistas, da luta contra a homofobia, separatistas, movimentos marxista, socialista, comunista, entre outros. Alguns destes movimentos possuem atuação centralizada em algumas regiões (como no caso de movimentos separatistas na Europa). Outros, porém, com a expansão do processo de globalização (tanto do ponto de vista econômico como cultural) e disseminação de meios de comunicação e veiculação da informação, rompem fronteiras geográficas em razão da natureza de suas causas, ganhando adeptos por todo o mundo, a exemplo do Greenpeace, movimento ambientalista de forte atuação internacional.
A existência de um movimento social requer uma organização muito bem desenvolvida, o que demanda a mobilização de recursos e pessoas muito engajadas. Os movimentos sociais não se limitam a manifestações públicas esporádicas, mas trata-se de organizações que sistematicamente atuam para alcançar seus objetivos políticos, o que significa haver uma luta constante e em longo prazo dependendo da natureza da causa. Em outras palavras, os movimentos sociais possuem uma ação organizada de caráter permanente por uma determinada bandeira.
terça-feira, 12 de junho de 2012
AVALIAÇÃO 2° BIMESTRE
Queridos alunos,
Segue abaixo as questões referentes ao vídeo "Da servidão moderna", que será nossa avaliação deste bimestre. E também posto novamente o vídeo, para quem não conseguiu achar ainda.
Quero lembrá-los que receberei a prova apenas semana que vem, nas datas já combinadas em sala de aula. Desculpem o atraso em postar as questões, mas como todos sabem estou sem internet e pelo atraso cancelei 2 perguntas, agora o total é de 8 questões.
Devo lembrá-los também que a prova deverá ser manuscrita e composta por:
- relatório do que entendeu do vídeo
- opinião sobre o conteúdo do vídeo
- responder as questões
Ok?
Abraços e boa prova!
Bruna
QUESTÕES
1) DEPOIS DE ASSISTIR ao vídeo, o que siginifica a frase "Que época terrível esta, onde idiotas dirigem cegos."?
2) Qual é a relação que o vídeo faz entre a construção das cidades e do trabalho alienado? E a relação da construção das cidades com o transporte das mercadorias?
3) Explique, segundo o vídeo, a frase "no sistema econômico dominante, já não é mais a demanda que condiciona a oferta, mas a oferta que determina a demanda". Esta frase refere-se à produção de mercadorias no capitalismo e, neste sentido, explique também quais são as consequências dessa produção "desenfreada" de mercadorias para as relações humanas.
4) Qual é a relação entre os seres humanos e os animais, segundo o vídeo?
5) "Que triste pensar que a Natureza fala e a humanidade não escuta." Explique esta frase do vídeo a partir da perspectiva que o vídeo traz da relação dos seres humanos e o planeta.
6) As crianças são as primeiras vítimas do sistema, e ainda segundo o vídeo, "é necessário torná-las estúpidas e tirar-lhes toda a capacidade de crítica.". Nesse sentido, relacione isso com a Educação no sistema capitalista de hoje.
7) Afinal, quem são os escravos modernos?
8) Depois de assistir ao vídeo OPINE sobre como é possível a humanidade ser feliz.
Segue abaixo as questões referentes ao vídeo "Da servidão moderna", que será nossa avaliação deste bimestre. E também posto novamente o vídeo, para quem não conseguiu achar ainda.
Quero lembrá-los que receberei a prova apenas semana que vem, nas datas já combinadas em sala de aula. Desculpem o atraso em postar as questões, mas como todos sabem estou sem internet e pelo atraso cancelei 2 perguntas, agora o total é de 8 questões.
Devo lembrá-los também que a prova deverá ser manuscrita e composta por:
- relatório do que entendeu do vídeo
- opinião sobre o conteúdo do vídeo
- responder as questões
Ok?
Abraços e boa prova!
Bruna
QUESTÕES
1) DEPOIS DE ASSISTIR ao vídeo, o que siginifica a frase "Que época terrível esta, onde idiotas dirigem cegos."?
2) Qual é a relação que o vídeo faz entre a construção das cidades e do trabalho alienado? E a relação da construção das cidades com o transporte das mercadorias?
3) Explique, segundo o vídeo, a frase "no sistema econômico dominante, já não é mais a demanda que condiciona a oferta, mas a oferta que determina a demanda". Esta frase refere-se à produção de mercadorias no capitalismo e, neste sentido, explique também quais são as consequências dessa produção "desenfreada" de mercadorias para as relações humanas.
4) Qual é a relação entre os seres humanos e os animais, segundo o vídeo?
5) "Que triste pensar que a Natureza fala e a humanidade não escuta." Explique esta frase do vídeo a partir da perspectiva que o vídeo traz da relação dos seres humanos e o planeta.
6) As crianças são as primeiras vítimas do sistema, e ainda segundo o vídeo, "é necessário torná-las estúpidas e tirar-lhes toda a capacidade de crítica.". Nesse sentido, relacione isso com a Educação no sistema capitalista de hoje.
7) Afinal, quem são os escravos modernos?
8) Depois de assistir ao vídeo OPINE sobre como é possível a humanidade ser feliz.
sexta-feira, 1 de junho de 2012
Texto 7 e 8 Sociologia
TEXTO 7 – De olho no cronômetro
O
poeta brasileiro Mario Quintana, em Das
ampulhetas e das clepsidras, diz o seguinte:
“Antes
havia os relógios d’água, antes havia os relógios
de areia. O Tempo fazia parte da
natureza. Agora é
uma
abstração – unicamente denunciada por um
tic-tac
mecânico, como o acionar contínuo
de
um gatilho numa espécie de roleta-russa.
Por
isso é que os antigos aceitavam mais
naturalmente
a morte.”
Dialogando
com o poeta, acrescentamos que somos “feitos” de tempo: sem a memória (passado)
e sem os projetos (futuro), o nosso presente deixaria de ser propriamente
humano. Portanto, o que dizer de um tempo de velocidade preestabelecida que não
respeita a cadência do próprio corpo nem as diferenças individuais? Na era
capitalista, eficácia, organização e padronização transformam-se em palavras de
ordem e todo o movimento passa a ser controlado externa e artificialmente. Se
artificializamos demais os ritmos vitais, nem poderemos “morrer bem”, já que
vivemos tão mal!
Foi
isso que aconteceu quando os proprietários das fábricas, na busca de maior
produtividade, implantaram sistemas de “racionalização”, que, em última
análise, significam economizar tempo, transformando-o em mercadoria. Como foi
possível tal proeza?
O trabalho
“em migalhas”
O norte-americano Frederick
Taylor, no início do século XX, elaborou uma teoria conhecida como taylorismo. Partindo do princípio de que
os operários são indolentes e não sabem usar seus gestos de modo econômico,
Taylor estabeleceu um “controle científico”, por meio da medição por
cronômetros, para que a produção fabril fosse cada vez mais simples e rápida.
Com
a criação de um setor de planejamento responsável pelo “saber como produzir”,
ficava muito mais nítida a separação entre a concepção e a execução do
trabalho, isto é, entre o projeto e a sua realização, entre o pensar e o fazer.
A
mesma intenção de aumentar a produtividade levou Henry Ford, também
norte-americano, a introduzir a esteira da linha de montagem e o processo de
padronização ou estandardização da produção em série na sua fábrica de
automóveis. A produção de carros e os lucros de Henry Ford aumentaram
vertiginosamente, mas o operário foi submetido ao trabalho parcelado e
repetitivo.
O
parcelamento das tarefas reduz a atividade a gestos mínimos, o que aumenta a
produção de maneira incrível, mas também transforma o trabalho “em migalhas”:
cada operário produz apenas uma parte do produto.
Um
dos problemas desse processo é que, além da monotonia que reduz a ação a
operações simples, detecta-se a fragmentação do conhecimento: o operário perde
a noção do todo e com isso o conhecimento prático da fabricação de um objeto,
situação muito diferente daquela do antigo artesão, que cuidava de todas as
etapas da confecção de um produto.
O
planejamento e a burocracia apresentam-se com a imagem de neutralidade e
eficácia da organização, como se estivessem baseados em um saber objetivo,
eficaz, desinteressado. Essa imagem de neutralidade mascara um conteúdo
ideológico eminentemente político: trata-se, na verdade, de uma técnica social de dominação. Vejamos por
quê.
A
chamada racionalização do processo de trabalho trouxe em si uma irracionalidade
básica, ao desvalorizar o ritmo do corpo, o sentimento, a imaginação, a inventividade
humana. Não é fácil submeter o operário ao trabalho rotineiro e repetitivo,
reduzindo-o a gestos estereotipados, mas com o taylorismo, a coação visível de
um chefe foi substituída por maneiras mais sutis de constrangimento que tornam
o operário submisso, porque as orientações vindas do “setor de planejamento”
tornam a ordem impessoal. Ao retirar toda iniciativa do operário, modela seu
corpo segundo critérios exteriores, “científicos”, e faz com que interiorize a
norma.
Aliado
à lógica da produção em série, o investimento em publicidade visava a provocar
a artificialmente a “necessidade” da compra. Estava nascendo a sociedade de
consumo com seus patrocinadores, anunciantes, facilidades de crediário e
campanhas publicitárias veiculadas, naquele tempo, sobretudo pelo rádio. Desse
modo, as fábricas não só lançavam um produto na praça, mas também “produziam” o
consumidor, como veremos mais adiante.
TEXTO 8 –
Novos tempos na fábrica
A
partir das décadas de 1970 e 1980, mudanças radicais nas maneiras de trabalhar
repercutiram no modo de vida tanto nas cidades como no campo. Com a implantação
de tecnologias de automação, robótica e microeletrônica, surgiram novos padrões
de produtividade. A tendência nas fábricas foi de quebrar a rigidez do fordismo
e do taylorismo. Implantado por diversas empresas, o sistema ficou conhecido
como toyotismo, nome originado da
fábrica de automóveis Toyota.
O
novo sistema de produção é mais flexível por atender aos pedidos à medida da
demanda, com planejamento a curto prazo. Ao contrário do fordismo, são privilegiados o trabalho em equipe, a descentralização da
iniciativa, com maior possibilidade de participação e decisão, além da
necessidade de polivalência da mão de obra, já que o trabalhador deve controlar
diversas máquinas ao mesmo tempo.
Outra
característica dos novos tempos na fábrica foi o enfraquecimento dos sindicatos
desde o final da década de 1980, o que repercutiu negativamente na capacidade de
reivindicação de novos direitos e na manutenção das conquistas realizadas.
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Texto 4 e 5 sociologia
TEXTO 4 – O trabalho como mercadoria: alienação
No século XIX,
o resplendor do sucesso alcançado pela Revolução Industrial não oculta a
questão social. A exploração dos operários fica explícita em extensas jornadas
de trabalho em péssimas instalações, salários baixos, arregimentação de
crianças e mulheres como mão de obra mais barata. Esse estado de coisas
desencadeou os movimentos socialistas e anarquistas.
Nesse
panorama, Karl Marx (1818-1883) retoma a temática hegeliana ao ver o trabalho
como condição de liberdade. É pelo trabalho que o ser humano se confronta com
as forças da natureza e, ao mesmo tempo em que a modifica, transforma a si
mesmo, humaniza-se.
No
entanto, Marx nega que a nova ordem econômica do capitalismo fosse capaz de
possibilitar a igualdade entre as partes, porque o trabalhador perde mais do
que ganha, já que produz para outro:
a posse do produto lhe escapa. Nesse caso, é ele próprio que deixa de ser o
centro de si mesmo. Não escolhe o salário – embora isso lhe apareça ficticiamente
como o resultado de um contrato livre -, não escolhe o horário nem o ritmo do
trabalho e é comandado de fora, por forças que não mais controla.
O
resultado é a pessoa tornar-se “estranha”, “alheia” a si própria: é o fenômeno
da alienação.
Há
vários sentidos para a palavra alienação. Em todos eles, há algo em comum: do
ponto de vista jurídico, perde-se a posse de um bem; para a psiquiatria, o
alienado mental perde a dimensão de si em relação com os outros; segundo
Rousseau, o poder do povo é inalienável, porque só a ele pertence; na linguagem
comum, a pessoa alienada perde a compreensão do mundo em que vive.
Alienação na produção
Para Marx, que
analisou esse conceito básico, a alienação não é puramente teórica, porque se
manifesta na vida real quando o produto do trabalho deixa de pertencer a quem o
produziu. Isso ocorre porque na economia capitalista prevalece a lógica do
mercado, em que tudo tem um preço, ou seja, ao vender sua força de trabalho
mediante salário, o operário também se transforma em mercadoria. Ocorre então o
que Marx chama de fetichismo da
mercadoria e reificação do
trabalhador. Vejamos o que significam esses conceitos.
·
O fetichismo
é o processo pelo qual a mercadoria, um ser inanimado, adquire “vida”
porque os valores de troca tornam-se superiores aos valores de uso e passam a
determinar as relações humanas, ao contrário do que deveria acontecer. Desse
modo, a relação entre produtores não se faz entre eles próprios, mas entre os
produtos do seu trabalho. Por exemplo, não são relações entre alfaiate e
carpinteiro, mas entre casaco e mesa, que são equiparados conforme uma medida
comum de valor.
·
A reificação
é a transformação dos seres humanos em coisas. Em consequência, a
“humanização” da mercadoria leva à desumanização da pessoa, à sua coisificação,
isto é, o indivíduo é transformado em mercadoria.
A alienação
não se aplica apenas à produção do trabalhador, mas também às formas do
consumo, como veremos mais adiante.
TEXTO 5 – A era do olhar: a
disciplina
Outros
pensadores investigaram as mudanças decorrentes do capitalismo e do nascimento
das fábricas, analisando-as sob outro ângulo, o da instauração da era da disciplina.
Segundo Michel Foucault, um novo tipo de disciplina facilitou a dominação
mediante a “docilização” do corpo.
Para
exemplificar, vamos voltar à França do século XVIII. A historiadora francesa
contemporânea Michelle Perrot, relata a descrição feita por um inspetor de
manufaturas de uma oficina têxtil com cerca de 100 metros de comprimento,
pavimentada por lajes e iluminada por cinquenta janelas com tela branca:
“No meio dessa sala (em) um canal coberto com
lajes entreabertas cada fiandeira vai, em silêncio, tirar a água de que precisa
(para a fiação). Essa oficina, à primeira vista, surpreende o visitante pela
quantidade de pessoas aí empregadas, pela ordem, pela limpeza e pela extrema
subordinação que aí reina... Contamos 50 rocas duplas (...) ocupadas por 100
fiandeiras e o mesmo tanto de dobradeiras, tão disciplinadas como tropas.”
Nos trechos em
itálico, a historiadora destaca a nova maneira de trabalhar, representada por
dois modelos disciplinares: o religioso (o silêncio) e o militar (hierarquia,
disposição em fileiras). A disciplina é mantida pelos supervisores, que avaliam
a qualidade do serviço, evitam brigas e fazem cumprir os severos regulamentos
por meio de proibições (não falar alto, não dizer palavrões, não cantar),
regras de horários (começa a “tirania” do relógio para entrada, saída e intervalo)
e ainda penalidades como multas, advertências, suspensões, demissões, de acordo
com a gravidade da “falta”.
Na
nova estrutura, o “olhar vigilante” sobressai de maneira decisiva. A
organização do tempo e do espaço imposta na fábrica não é, porém, um fenômeno
isolado. Nos séculos XVII e XVIII, formou-se a chamada “sociedade disciplinar”,
com a criação de instituições fechadas, voltadas para o controle social, tais
como prisões, orfanatos, reformatórios, asilos de miseráveis e “vagabundos”,
hospícios, quartéis e escolas.
Para saber mais: A escola
institucionalizou-se de maneira mais complexa quando foram criados os
internatos, com a exigência de separação por idades, graduação em anos e
organização de currículos.
Esses
métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo, que realizam
a sujeição constante de suas forças e lhes impõem uma relação de
docilidade-utilidade, são o que podemos chamar as
“disciplinas”. ?Muitos processos
disciplinares existiam há muito tempo[..]. Mas as disciplinas se tornaram no
decorrer dos séculos XVII e XVIII formulas gerais de dominação. O momento
históricos das disciplinas é o movimento em que nasce uma arte do corpo humano,
que visa não unicamente o aumento de suas habilidades ,nem tampouco aprofundar
sua sujeição, mais a formação de uma relação que no mesmo Mecanismo o torna
tanto mais obediente quanto mais útil, é inversamente A disciplina fabrica
assim corpos “dóceis”
A disciplina aumenta as forças do corpo (em termos econômicos de utilidade) e diminui essas mesma forças (em termos políticos de obediência.
A disciplina aumenta as forças do corpo (em termos econômicos de utilidade) e diminui essas mesma forças (em termos políticos de obediência.
terça-feira, 15 de maio de 2012
Relatório 1 - Trabalho, alienação e consumo
Para o 2°A / 2°B / 3°A
TEXTO 1 – Trabalho como tortura?
Talvez você já tenha visto camisetas estampadas com o simpático (e preguiçoso) gato Garfield e a frase “Odeio segunda-feira!”, representando o sentimento quase universal de desânimo diante do trabalho. De fato, enquanto o próximo e desejado final de semana não chega, busca-se alento no happy hour, como se a “hora feliz” só pudesse existir no tempo-após-o-trabalho.
Confirmando esse sentido negativo, a própria palavra trabalhar deriva do latim tripaliare, que nomeava tripálio, um instrumento formado por três paus, próprio para atar os condenados ou para manter presos os animais difíceis de ferrar. A origem comum identifica o trabalho à tortura.
Se a vida humana depende do trabalho, e este causa tanto desprazer, só podemos concluir que o ser humano está condenado à infelicidade. Para reverter esse quadro pessimista, vejamos os aspectos positivos do trabalho.
TEXTO 2 – A humanização pelo trabalho
No capítulo 4, “Natureza e cultura”, vimos que o ser humano inaugura o mundo da cultura por sua capacidade de simbolizar. Por mudar conforme a época e o lugar, a cultura humana “faz história”, isto é, as gerações conservam certas práticas aprendidas e modificam outras. É pelo trabalho que a natureza é transformada mediante o esforço coletivo para arar a terra, colher seus frutos, domesticar animais, modificar paisagens e construir cidades. E não só: pelo trabalho surgem instituições como a família, o Estado, a escola; obras do pensamento como o mito, a ciência, a arte, a filosofia.
Podemos dizer que o ser humano se faz pelo trabalho, porque ao mesmo tempo em que produz coisas, torna-se humano, constrói a própria subjetividade. Desenvolve a imaginação, aprende a se relacionar com os demais, a enfrentar conflitos, a exigir de si mesmo a superação de dificuldades. Enfim, com o trabalho ninguém permanece o mesmo, porque ele modifica e enriquece a percepção do mundo e de si próprio.
Como condição de humanização, o trabalho liberta, ao viabilizar projetos e concretizar sonhos. Se em um primeiro momento a natureza apresenta-se como destino, o trabalho será a possibilidade da superação dos determinismos. Nesse sentido, a liberdade humana não é dada, mas resulta da ação transformadora. Nem sempre, porém, prevalece essa concepção positiva, sobretudo quando as pessoas são obrigadas a viver do trabalho alienado, que resulta de relações de exploração.
Estamos, portanto, diante de um impasse: o trabalho é tortura ou emancipação? Se voltarmos nosso olhar à história para ver como as pessoas trabalham e o que pensam sobre o trabalho, teremos uma visão mais clara dessa contradição.
TEXTO 3 – Ócio e negócio
Nas sociedades tribais, as pessoas dividem tarefas de acordo com sua força e capacidade. Os homens caçam, derrubam árvores para preparar terreno das plantações, enquanto as mulheres semeiam e fazem a coleta. Como a divisão das tarefas se baseia na cooperação e na complementação e não na exploração, tanto a terra como os frutos do trabalho pertencem a toda a comunidade.
Por que mudaria esse estado de coisas? Para Jean-Jacques Rousseau, filósofo do século XVIII, a desigualdade surgiu quando alguém, ao cercar um terreno, lembrou-se de dizer “Isto é meu.”, criando-se assim a propriedade privada. Nesse momento, abriu-se caminho para a divisão social, as relações de dominação e a desigual apropriação dos frutos do trabalho. Desse modo, desde as mais antigas civilizações existe a divisão entre aqueles que mandam – e, portanto projetam, concebem, inventam – e os que só obedecem e executam. É o que se denomina a dicotomia entre a concepção e a execução do trabalho.
À primeira vista, há aqueles que até hoje admitem ser “natural” essa divisão de funções, pois alguns teriam mais talento para o pensar, ao passo que outros só seriam capazes de atividades braçais. O olhar mais atento constata, no entanto, que a sociedade descobre mecanismos para manter a divisão, não conforme a capacidade, mas sim de acordo com a classe a que cada um pertence.
Entre os antigos gregos e romanos, que viviam em sociedades escravagistas, era nítida a divisão entre atividades intelectuais e braçais, com a evidente desvalorização da última. Um dos indícios da divisão social era a educação, por ser privilégio dos proprietários. Não por acaso, a palavra escola na Grécia antiga significava literalmente o “lugar do ócio”, onde as crianças se dedicavam à ginástica, aprendiam jogos, música e retórica – a arte de falar bem.
Para saber mais: O termo ócio não tinha naquele tempo o mesmo sentido de hoje. Para nós, ócio é o não fazer, o descanso. Para os gregos, tratava-se do “ócio digno”, que os isentava das atividades que apenas garantem a subsistência, para gozar o tempo livre e dedicar-se às funções nobres de guerrear, fazer política, pensar, decidir. Entre os romanos a palavra ócio (do latim, otium) manteve o sentido original grego, tanto é que o trabalho para sustentar a vida era identificado à palavra negócio (Nec-otium, “não ócio”)
sexta-feira, 6 de abril de 2012
segunda-feira, 2 de abril de 2012
Vídeo: Da servidão Moderna - Jean François Brient
"A servidão moderna é um livro e um documentário de 52 minutos produzidos de maneira completamente independente; o livro (e o DVD contido) é distribuído gratuitamente em certos lugares alternativos na França e na América latina. O texto foi escrito na Jamaica em outubro de 2007 e o documentário foi finalizado na Colômbia em maio de 2009. Ele existe nas versões francesa, inglesa e espanhola. O filme foi elaborado a partir de imagens desviadas, essencialmente oriundas de filmes de ficção e de documentários."
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